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Prova final 2007 - Questão 19 - Argolas

Matemática - Problemas - Página principal

A Clara está a fazer um cinto com argolas grandes e argolas pequenas. Já fez 50 cm do cinto, mas quer que o cinto tenha 2 metros de comprimento, mantendo a sequência das argolas grandes e pequenas.

Com quantas argolas grandes e com quantas argolas pequenas ficará o cinto?
PENSA:
Em 50 cm do fio, a Clara gasta
argolas grandes e argolas pequenas.
Os 2 m do cinto correspondem a
cm (centímetros).
Esses 200 cm do cinto valem
bocados de 50 cm.
Então:
Argolas grandes: 6 ×
=
Argolas pequenas: 12 ×
=

OUTRA ESTRATÉGIA:
2 m = 200 cm
200 : 50 = 4
Argolas grandes: 6 ×
= .
Argolas pequenas: 12 ×
= .
RESPOSTA: O cinto ficará com
argolas grandes e argolas pequenas.


O Nuno leu a história do professor Matema, que construiu uma máquina dos números. Quando o professor Matema colocou na abertura da máquina o número 4, saiu o 14.
P.1. Se o professor colocar na máquina o 12, que número sairá?
Cálculos: 12 x 2 = 24; 24 + 6 = 30
P.2. Se o professor colocar na máquina o 120, que número sairá?
Cálculos: 120 x 2 = 240; 240 + 6 = 246
P.3. Que número terá o professor Matema de colocar na entrada da máquina , para que lhe sair o 46?
PENSA: Não sei o número de entrada, mas sei o número de saída. Por isso, vou calcular do fim para o princípio. Se é ao contrário, todas as contas são "ao contrário", isto é, devo fazer sempre a operação inversa.
Cálculo A: 46
6 = ; cálculo B: : = . (: é o sinal de dividir)
RESPOSTA: Para sair o 46, o professor Matema deverá colocar o número
.

P.4. Que número terá o professor Matema de colocar na entrada da máquina , para que lhe sair o 126?
Cálculo A: 126
6 = ; cálculo B: : = .
RESPOSTA: Para sair o 126, o professor Matema deverá colocar o número
.

Exercícios-Autocorrecção 

Vaz Nunes - Ovar/Portugal -

* Correio: escolovar+@gmail.com